VOCÊ TEM SE CUIDADO?

07 de JUN, 2019

“Precisamos construir em nós a mudança que queremos ver implantada no mundo. A citação de Mahatma Ghandi nos induz a pensar, de forma profunda, sobre nossa forma de ser e agir. Desejamos a felicidade – uma conquista inigualável para nossa existência, mas antes precisamos de prioridades. Uma delas é a capacidade de nos cuidarmos. O verbo cuidar, nesse caso, remete à descoberta de nossas necessidades e passar a trabalhar para atendê-las. Não é fácil encontrar o caminho mágico, se é que ele existe, e começar a construção de uma existência que faz sentido e nos traga muitas realizações. É uma atitude fundamental. Digo isso, porque é fácil perceber como nos envolvemos em confusões, dúvidas e, ainda, precisando ponderar sobre muitas coisas, perdemos espaço para a inércia do estresse, entrando no “piloto automático”.

Quando Ghandi falou sobre a importância de mudar internamente, ele se referia a trabalhar algumas crenças e pensamentos que alimentamos intimamente e, que influenciam diretamente nas ações do cotidiano. Uma pessoa que busca melhorar a qualidade de vida, mas não acredita que isso seja possível, em função das dificuldades, terá mais dificuldades em relação às propostas de melhoria. Alguém que deseja mudar de emprego ou melhorar os rendimentos – precisando agir de forma ousada, mas não se arrisca pelo medo de fracassar, provavelmente, vai continuar onde está por muito tempo.

Um estudante que sonha concluir doutorado fora do país, mas acha que é uma realidade distante por estar na graduação e ainda dispor de poucos recursos, ficará desanimado diante das dificuldades, deixando de lutar por oportunidades que estejam a seu alcance com algum esforço extra. Sei que não é fácil mudar pensamentos e, principalmente, agir nos hábitos praticados a anos, mas as vezes precisamos fazer escolhas, pois viver é um exercício continuo de assumir responsabilidades. Negar-se a lutar por um ideal, negligenciando nossa realidade interior, por teme-la ou mesmo por preguiça de enfrenta-la, é um equívoco que pode nos custar muito caro. Que tal pararmos para pensar melhor sobre nossos ativos internos? Precisamos cuidar desses ativos, construindo crenças sólidas que reflitam em nosso comportamento os objetivos que tanto almejamos. Dessa forma, cuidar quer dizer iniciar as modificações internas que nossa vida tanto precisa. Já parou para pensar em que pontos você precisa mexer? Vamos tentar?