Você está indeciso, em cima do muro?

23 de SET, 2019

Quem nunca sentiu um friozinho na barriga nas horas mais decisivas de sua vida ou em momentos de grande tensão? Vamos imaginar: o que deve se passar na mente de um jogador de futebol que vai bater um pênalti em final de campeonato ou de um jogador de basquete que vai arremessar a bola no último lance do jogo? E a hora de decidir se vamos ou se ficamos em alguma situação? Todos esses instantes são muito importantes e estarmos preparados para eles é essencial.

Nos momentos decisivos, é normal ficarmos inseguros sem saber o que fazer, mas decisão é decisão. Ficar em cima do muro muitas vezes nos prejudica mais que escolhermos um caminho errado e seguir por ele. Para sabermos qual será o melhor caminho, somente o futuro dirá.

Primeiramente, confiar em nossa intuição pode ser um grande fator para podermos dar o próximo passo, mesmo não sabendo aonde vai nos levar. Todos estão em busca de certezas quando, na realidade, a grande certeza são as incertezas. Aprender a agir, apesar dessa ausência de certeza, é muito importante para não ficarmos parados no tempo esperando a melhor situação chegar.

O problema é: e se essa “melhor situação” nunca chegar? E se o que você tanto espera não ocorrer enquanto o tempo vai passando e você deixa de viver?

Há determinados momentos em nossa vida, nessas horas decisivas, que precisamos escolher entre ficar olhando o horizonte na esperança dele vir até nós ou trabalhar de forma a trazê-lo até nós. Atitudes distintas, com resultados bem diferentes.

E então, o que mais combina com sua proposta de vida? Não dá para acertar sempre e nem por isso devemos nos arriscar de forma inconsequente. Então o que fazer a partir daí? Como proceder? Como agir?

Honestamente, não conheço fórmulas mágicas para adivinhar o melhor caminho, mas é possível pelo menos caminharmos com mais serenidade quando fizermos o nosso melhor em cada passo dado. Portanto, se sua escolha deu certo, não se vanglorie, aprenda com seu acerto. E se deu errado, não se culpe, também aprenda com seu erro. E de erro e acerto vamos compreendendo que mais importante na vida que acertar ou errar, é como nos comportamos quando acertamos e quando erramos.