VOCÊ É UMA PESSOA CULTA?

09 de NOV, 2018

Essa é uma boa pergunta. Pelo que imagino, suponho que muitos leitores pensarão para responder à essa questão. De forma geral, há uma associação direta entre ter muitas informações em sua memória e ser culto. Na realidade, essa associação é apenas em parte verdadeira. A palavra cultura tem origem latina. Ela deriva da expressão culturae que quer dizer “aquele que cuida, que cultiva, venera”. Sendo assim, quando falamos de cultura, seja como sinônimo de cultivar alguma especialidade, ou mesmo como sinônimo de quem tem muitas informações, estamos alinhados com a origem da expressão.

Essa explicação não é por acaso. Qualquer profissional que deseja se destacar no mercado no mercado, ou mesmo qualquer ser humano que deseje se destacar em sua vida independentemente do que faça, jamais deveria deixar-se invadir pelo preconceito. Muitos de nós, acreditando sermos cultos no sentido mais difundido da expressão, acaba relegando a uma segunda ordem pessoas que pensam de maneira diferente de nós ou que tem origem distinta da nossa. Mas, pelo que vimos, pessoas cultas são aquelas que cultivam e acima de tudo, cuidam. Toda vez que você se dedica a alguma atividade, ainda que não seja ligada diretamente aos meios acadêmicos, você está produzindo cultura. A cozinheira que inova e, suas receitas, o agricultor que conhece a fundo a maneira de extrair o máximo de terra e o mais reconhecido acadêmico tem cultura, pois todos eles cuidam de seu campo de saber, de suas áreas de atuação.

Portanto, não fica bem para ninguém simplesmente por acreditar que possui informações ou títulos que muitos não possuem, de se sentirem superiores. Seja no trabalho, no grupo religioso, na família, no trato com os amigos ou com pessoas desconhecidas, aproveite a oportunidade para se enriquecer com a cultura do outro, com sua maneira de ser e ver o mundo. Independentemente de concordar ou não com o olhar alheio, sempre é saudável dar-se o direito de estar aberto a avaliar novas possibilidades, de se manter sempre aprendendo. Cuide de sua cultura com carinho e estimule outras pessoas a fazerem o mesmo pois a humanidade agradecerá. Tenha uma excelente reflexão.