SERÁ QUE SOMOS COERENTES?

31 de JAN, 2019

Nem sempre somos coerentes. Uma hora dizemos sim a algumas coisas porque achamos que são importantes. Em outros momentos, as mesmas coisas deixam de ser importantes. Em um momento está à frente de um desafio parece interessante, em outro momento já não é mais. Em determinado instante, vale a pena começar a dieta e, em um instante, já desistimos da mesma. E por aí vai...

A lista do que achamos essencial muda continuamente. Sendo assim, parece razoável pensar realmente se estamos sendo flexíveis, alinhados com uma mudança natural que a vida nos propõe ou se estamos realmente sem foco, sem disciplina. O problema é que discernir entre um e outro nem sempre é fácil.

Em um mundo tão rico em possibilidade é muito fácil se perder e acabar sentindo-se ineficaz quando na realidade estamos é mesmo perdidos.

Percebi ao longo dos anos com os nossos clientes de coaching que o desafio é exatamente esse: diferenciar o que realmente precisamos do que apenas é modismo, que chama nossa atenção, tomando nosso tempo, energia e dinheiro e logo mais deixa de ser importante. Acredito que um ponto que ajuda muito é sempre nos perguntarmos: “O quanto realmente eu preciso disso agora?” o que aconteceria se eu não me dedicasse a esse projeto nesse instante?”

Normalmente essas perguntas nos levam a resposta sinceras, mesmo que tentamos nos enganar. Quanto algo nos fará bem e estamos maduros para aproveitar a oportunidade, mesmo quando experimentamos um friozinho na barriga sem saber se devemos ou não seguir em frente, normalmente somos tomados por um entusiasmo legítimo acompanhados de imagens e ideias que darão sustentabilidade ao que desejamos. Quando temos apenas o famoso fogo de palha esse entusiasmo murcha de uma hora para outra.

Por isso, outra boa dica é sempre esperar passar de uma dois dias para realmente verificar se nosso nível de interesse aumentar ou diminuir por determinar experiência que desejamos vivenciar.

Agora, seja como for, saiba que mesmo assim podemos começar algo e descobrir que não era bem o que imaginávamos. E isso é normal. O que não é saudável é ficar pulando de galho em galho, perdendo tempo energia, dinheiro e outros recursos com situações que passando por uma simples peneira muitas vezes já se mostraria inócuas. Então, em que pretende coloca sua energia hoje?