ROMPER LIMITES E DECIDIR: UM GRANDE DESAFIO

23 de SET, 2018

Há momentos que prorrogamos decisões que precisão ser tomadas. São instantes que muitas vezes nos trazem angústia e ansiedade. Nos perguntamos sobre como serão as consequências, seja pelo receio das mesmas ou mesmo pelo apego a situação atual, tentamos empurrar ao máximo a tomada de algumas decisões. E esse processo, tão comum na vida de todos, acaba por furtar uma energia preciosa. Há quem, por não vencer suas procrastinações, que acabam tendo problemas muito sérios na vida em todas as áreas. Espero que esse não seja seu caso, mas se for, talvez as divas abaixo possam ajudar de alguma forma.

- É natural que fiquemos inseguros antes de decidirmos sobre algo importante. Compreenda essa insegurança e não se julgue. No entanto, procure entender que se você esperar ter segurança para tomar a decisão ela nunca venha, até porque somente saberemos se a escolha feita foi a melhor, depois que a fazemos.

_ Um bom exercício é fechar os olhos e se projetar algum tempo depois de já ter tomado a decisão. O que mudaria? Como provavelmente você se sentiria? Deixe seu interior, que tem recursos psicológicos para tal intento, atuar como seu consultor interno. Procure projetar-se no futuro. Por mais simples que pareça, essa técnica nos ajuda muito. Alguém que tem dúvida sobre algo, mas não consegue se ver no futuro sem a situação atual, talvez ainda precise trabalhá-la melhor dentro de si antes de dar a cartada final. Outro lado, alguém que muda totalmente a fisionomia e os batimentos cardíacos ao se imaginar já tendo vencido obstáculos de agora, ficando muito feliz talvez encontre um sinal que o caminho já está traçado. Basta ter coragem de trilhá-lo.

- Embora não haja certezas absolutas quanto ao melhor caminho, creio que essa última dica é especial: assim como no trânsito, se está em dúvida, não ultrapasse! Do mesmo modo que esperar certezas absolutas pode nos escravizar a algumas situações, deixar de avaliar com profundidade suas duvidas, pode ser uma atitude perigosa. Quando temos certeza que um processo chegou ao final, por mais que soframos, nos “Eu” mais profundo sabe disso. Apenas precisamos de tempo para tomar coragem e romper nossos limites, mas no fundo sabemos o que precisa ser feito. É só uma questão de tempo. 
Pare, pense, reflita. Mas na dúvida procure silenciar a sua mente e ouça o que diz sua voz interior. Para muitos, essa voz parece rouca, mas não é ela que é rouca são nossos ouvidos que estão com problema. Ouvir a si mesmo talvez possa lhe conduzir ao tão desejado ponto de equilíbrio, por mais distante que ele pareça estar de você. Boas decisões e até semana que vem!