RELACIONAMENTO: UM GRANDE INVESTIMENTO

29 de NOV, 2018

Outro dia pensava em como somos agraciados pela vida com a oportunidade de não vivermos sozinhos. Seja para conquistarmos sucesso na carreira, ter filhos, compartilhar do final de semana com amigos ou restante da família, tudo isso somente é possível se tivermos um item fundamental a nosso lado: pessoas! Sem pessoas não podemos fazer nada, nossa vida perde o sentido.

O Dr. Martin Selingman é uma das maiores autoridades mundiais no estudo da felicidade humana e, após realizar pesquisa em todo planeta em inúmeros países com pessoas de culturas totalmente diversas, procurando identificar a essência da felicidade, descobriu que acima da saúde, do bem-estar emocional, espiritual e do dinheiro está o cultivo de bons relacionamentos. Em seu livro com tradução para português: “Felicidade Autêntica”, o autor nos mostra como investir em nossas relações nos predispõe a uma vida mais plena de realizações.

O problema é que estamos tão ocupados lutando pela sobrevivência que, não raro, esquecemos de observar as pessoas e sua importância em nossas vidas.

É tão especial quando alguém se lembra de nós, nos liga, nos surpreende com alguma lembrancinha, um bilhete ou um e-mail.

É tão gratificante saber que somos queridos e, principalmente, mostrar que queremos bem a tantas pessoas. Existem inclusive, pesquisas mundiais na área de Recursos Humanos, apontando que pessoas com o hábito de cuidar de seus relacionamentos, oferecendo pelo menos duas horas semanais para dar atenção incondicional a pessoas de seu eixo central de relações, são mais propensas a galgarem sucesso na carreira, além de terem menor predisposição a sofrer de depressão em momentos difíceis.

O próprio Dr. Selingmam diz que quem para a fim de ouvir o outro, com atenção, lhe oferecendo carinho desinteressado tem muito mais chance de ser feliz, apesar de ter carências em outras áreas, ao passo que pessoas que tem dinheiro saúde e poder, mas nenhum amigo ou familiar que lhe apoiem, experimentam muito desgosto.

O cultivo dos relacionamentos com afeto e atenção é grande forma de exercitar o amor, sem dúvida! Cuidado para que a correria do dia a dia não lhe distancie das pessoas que você mais ama.

Podemos recuperar com tratamentos médicos e mudanças de hábitos, mas tempo desperdiçado e o esquecimento das pessoas que nos amam em muitos casos é irrecuperável. Que tal você aproveitar que o final de semana está chegando, para colocar no papel a lista das principais pessoas que estão ao seu redor, em casa, no trabalho, nos círculos sociais, em surpreendê-las com algo que você não faz a muito a muito tempo ou nunca fez?

Lembre-se que relacionamento é nosso grande investimento e que, sem ele, a vida perde o seu grande brilho, afinal, além de nós quem mais pode nos ajudar a fazer da vida uma experiência profunda e com profundo significado?