Quanto mais você fizer isso, mais vai conseguir ser feliz

Quanto mais você fizer isso, mais vai conseguir ser feliz

17 de JAN, 2020

Provavelmente você já deve ter ouvido falar na expressão: “se não temos tudo o que queremos, é importante aprender a valorizar tudo o que já temos”.

Acredito muito no poder dessa valorização, que chamo de “gratidão-terapia”. É um processo de consciência dos passos que vamos dando em nosso dia a dia e de sua devida importância.

A maioria de nós, ao olhar para o passado e compará-lo com a vida que temos hoje, poderemos sempre encontrar pontos positivos e negativos.

Os caminhos que seguimos e os resultados que obtemos, sejam eles bons ou ruins, dependem de escolhas que fazemos em momentos diferentes em nossas vidas.

Ter metas, prazos a cumprir e sempre estar buscando algo melhor do que já temos pode ser uma ambição estimuladora e impulsionadora, mas ao refletir, se não identificarmos o que já conquistamos, corremos o risco de nos tornarmos prisioneiros da nossa insatisfação constante.

Dessa forma, a gratidão-terapia nos traz de volta à realidade, que mostra os passos que damos, nos ajudando a perceber como já progredimos na vida. Valorizar suas conquistas por menores que sejam é atitude muito importante.

Normalmente temos o hábito de ver o que não temos, ao invés de nos educar para valorizar o que já temos.

Olhamos para o dia ensolarado e pedimos dia frio. Chega o frio e pedimos o calor. Sem perceber, vamos nos acostumando a reclamar de tudo, por hábito de reclamar e sem nos darmos conta, acabamos poluindo a imagem que temos da nossa vida.

Mas é extremamente importante lembrar que somente pode reclamar do chefe quem tem trabalho. Que somente se pode reclamar dos filhos porque eles estão lá.

Experimentar a energia da gratidão ao pagar uma conta, porque se tem como pagá-la ou por estar preso no trânsito porque se tem um carro para estar ali é atitude muito mais lúcida do que cômoda.

Ou você conhece alguém que é ingrato e é feliz? Eu não conheço ninguém assim.

Boa parte da humanidade quer paz espiritual, crescer na carreira, prosperar, ter uma boa saúde e uma família feliz.

Mas o que muita gente não se dá conta é que já tem muito do que deseja, mas não dá o devido valor.

Cuidado! Não é preciso que percamos o que nos é muito caro para aprendermos a valorizar o que já temos.

É essencial, passo a passo, caminharmos rumo a novos progressos, sem perder de vista tudo o que já acumulou.

É como dizem os viajantes: o melhor da viagem não é o destino, e sim a trajetória. Você encontra realização nos pequenos detalhes das paisagens ao percorrer a caminhada, aprendendo a ser feliz com quem caminha ao seu lado.

E você, pratica a gratidão-terapia? Comente aqui embaixo!