Quanto mais você fizer isso, mais vai conseguir ser feliz

17 de JAN, 2020

Provavelmente você já deve ter ouvido falar na expressão: “se não temos tudo o que queremos, é importante aprender a valorizar tudo o que já temos”.

Acredito muito no poder dessa valorização, que chamo de “gratidão-terapia”. É um processo de consciência dos passos que vamos dando em nosso dia a dia e de sua devida importância.

A maioria de nós, ao olhar para o passado e compará-lo com a vida que temos hoje, poderemos sempre encontrar pontos positivos e negativos.

Os caminhos que seguimos e os resultados que obtemos, sejam eles bons ou ruins, dependem de escolhas que fazemos em momentos diferentes em nossas vidas.

Ter metas, prazos a cumprir e sempre estar buscando algo melhor do que já temos pode ser uma ambição estimuladora e impulsionadora, mas ao refletir, se não identificarmos o que já conquistamos, corremos o risco de nos tornarmos prisioneiros da nossa insatisfação constante.

Dessa forma, a gratidão-terapia nos traz de volta à realidade, que mostra os passos que damos, nos ajudando a perceber como já progredimos na vida. Valorizar suas conquistas por menores que sejam é atitude muito importante.

Normalmente temos o hábito de ver o que não temos, ao invés de nos educar para valorizar o que já temos.

Olhamos para o dia ensolarado e pedimos dia frio. Chega o frio e pedimos o calor. Sem perceber, vamos nos acostumando a reclamar de tudo, por hábito de reclamar e sem nos darmos conta, acabamos poluindo a imagem que temos da nossa vida.

Mas é extremamente importante lembrar que somente pode reclamar do chefe quem tem trabalho. Que somente se pode reclamar dos filhos porque eles estão lá.

Experimentar a energia da gratidão ao pagar uma conta, porque se tem como pagá-la ou por estar preso no trânsito porque se tem um carro para estar ali é atitude muito mais lúcida do que cômoda.

Ou você conhece alguém que é ingrato e é feliz? Eu não conheço ninguém assim.

Boa parte da humanidade quer paz espiritual, crescer na carreira, prosperar, ter uma boa saúde e uma família feliz.

Mas o que muita gente não se dá conta é que já tem muito do que deseja, mas não dá o devido valor.

Cuidado! Não é preciso que percamos o que nos é muito caro para aprendermos a valorizar o que já temos.

É essencial, passo a passo, caminharmos rumo a novos progressos, sem perder de vista tudo o que já acumulou.

É como dizem os viajantes: o melhor da viagem não é o destino, e sim a trajetória. Você encontra realização nos pequenos detalhes das paisagens ao percorrer a caminhada, aprendendo a ser feliz com quem caminha ao seu lado.

E você, pratica a gratidão-terapia? Comente aqui embaixo!