QUANDO TUDO PARECE DIFÍCIL...

30 de JAN, 2019

Quando tudo parecer difícil, não desista. Pare um pouco e descanse. Quando estamos cansados e ansiosos por alcançar um objetivo, é comum que nossa visão fique prejudicada e dessa forma comprometa nossa capacidade de discernir em relação à melhor estratégia a ser adotada.

E nenhum de nós está livre de ficar perdido no meio do caminho, justamente por estar confuso. Insisto: se as coisas ficarem um pouco confusas, é melhor parar um pouco, respirar fundo e depois seguir adiante, ao invés de se entregar ao desânimo e desistir do que deseja. Somos criados por nossos pais pela escola tradicional para dar o melhor de nós e torcer para ser vencedores.

A cultura do melhor é sempre louvada ainda mais no esporte. O segundo colocado é considerado o primeiro dos últimos que é um absurdo, já que há grande mérito e valor de se chegar tão longe. Ao sermos levados por esse tipo de consciência competidora, acabamos, inadvertidamente, nos deixando levar por uma grande ansiedade de conquistar nossas metas rapidamente e, quando isso não acontece, nos sentimos frustrados e em muitos momentos várias pessoas chegam a se depreciar. A vida real não é assim. Há momentos em que conseguiremos o que desejamos, há outros em que não será possível. Há instantes que seremos grandes vencedores, há outros em que aprenderemos lições preciosas, mas não conseguiremos o que desejamos.

Aceitar essa realidade, como já vimos outras vezes, é postura essencial para termos um mínimo de paz interior e não desistir quando estivermos cansados e confusos. Portanto, inspire fundo e siga adiante antes de pensar jogar tudo para o alto. A expressão nadar e nadar, morrendo na praia é muito legítima. Muitos desistem perto de suas conquistas. Tenho certeza que não é o que deseja. Há ainda quem diga que a pressão social é grande e é mesmo, mas nessa pressão somente você pode colocar limite ao aceitá-la integralmente ou não. Isso é escolha. Sempre temos escolha, mesmo que não seja a que almejamos, mas sempre podemos optar por mudar o não escolher já é decidir por um caminho. Se estiver cansado, descanse; em seguida, siga adiante, sem se cobrar tanto.