Para você que quer vencer os obstáculos da vida...

13 de DEZ, 2019

Na vida, nos deparamos com desafios e situações que colocam nossa autoconfiança em jogo. Muitas vezes por conta disso, começamos a duvidar das nossas capacidades de vencer os obstáculos que acabam surgindo.

Confiar em si é mais que uma postura de quem se valoriza. É uma grande necessidade de todos, para criar um profundo significado na vida que temos.

E cultivar ou não confiança em si mesmo é uma escolha que traz uma grande diferença nas nossas vidas.

Essa atitude é mais que simplesmente se motivar para ir em busca de resultados.

Confiar em si muitas vezes é se conceder o benefício da dúvida quando se erra e se permitir continuar tentando.  É ousar ir além do habitual, pensar o impensado, caminhar por novos rumos, apesar do receio do que possa ocorrer.

Confiar em si é mesclar sensibilidade com inteligência, emoção e razão; planejamento e intuição. É confiar em Deus, mas ainda assim trancar a porta do carro.

Confiar em si é fazer uma viagem ao interior de sua alma e se conhecer com profundidade, descobrindo e aceitando pontos fracos e fortes sem nos sentirmos melhores nem piores que ninguém.

Por isso e muito mais que a autoconfiança é uma arte e não apenas um comportamento de boa autoestima.

Em um ambiente de competição como é nossa sociedade atualmente é comum vivermos nos comparando com outras pessoas.

Para muitos, o seu sucesso pessoal ou profissional é sempre medido na comparação com os resultados alcançados por outras pessoas e não pelo nível de realização interna que se constrói dentro de si.

Quem aprende a confiar em si sabe que sua caminhada é única, que cada passo, cada escolha e cada consequência positiva ou não fará parte de nossa história.

E, por essa singularidade de viver sempre se comparando aos outros, sem antes nos comparar conosco em relação a como éramos até pouco tempo atrás, é abrir mão de ser livre e se escravizar no poder da aprovação alheia, na opinião dos outros a nosso respeito.

Não faça isso, não se distancie de si mesmo. Se as coisas não tem saído do jeito que gostaria, esteja mais próximo do seu interior, se reforçando para reunir forças e seguir adiante.

Autoconfiança não é como a cor dos nossos olhos, que já nasce conosco. Autoconfiança é atributo que vamos conquistando aos poucos, à medida que nos conhecemos tanto nas vitórias quanto nas derrotas do dia a dia.

Portanto, tire o dia hoje para refletir sobre como anda sua autopercepção e pergunte-se: que diferença faria se eu tivesse 30% da mais de confiança em mim mesmo?