O PODER DO PERDÃO!

02 de DEZ, 2018

Meu amigo, eu gostaria de fazer uma reflexão muito importante a respeito de uma estratégia única de libertação do nosso ser: o perdão. No entanto, dentro de uma ótica um pouco diferente do que estamos acostumados a discutir.

 

O doutor Robert Enright, um dos grandes pesquisadores da Universidade de Wisconsin, desenvolveu um trabalho gigantesco com vários outros profissionais, exatamente no intuito de identificar qual o impacto do perdão na nossa vida, tanto na parte social quanto na parte espiritual e, principalmente, na questão física, que era o principal foco deles. É muito interessante a conclusão simples e objetiva a que ele chegou: forgivenessworks, ou seja, o perdão funciona. Percebe a importância de a ciência mostrar e estimular o ser humano a perdoar?Porque a raiz de boa parte das doenças que temos hoje está na falta de perdão, por incrível que pareça, e normalmente não nos damos conta disso.

 

A falta do autoperdão gera muitas enfermidades, por exemplo, como doenças autoimunes. A falta de autoperdão gera vários problemas ligados às articulações, a reumatismos. A falta de autoperdão acaba nos predispondo socialmente à baixa autoestima, prejudica os relacionamentos, diminui a resistência do sistema imunológico. Olha como é isso sério! As pessoas que não perdoam a própria vida, que não perdoam os acontecimentos passados, que vivem amarguradas, vivem com uma ferida na alma. A revolta nos faz muito mal. Eu sei que muitos de nós a carregam no coração por situações que não entendem e que, muitas vezes, essa revolta visita a nossa alma. O que o dr. Enright nos mostra, nada mais é do que a espiritualidade superior está há séculos, para não dizer milênios, alertando-nos: abramos a nossa mente e, principalmente, o nosso coração, para perdoar!

 

O perdão nos liberta, não é verdade? O perdão nos dá uma nova chance, um novo dia, um novo recomeço. Acredite na porta da eternidade: nada acontece por acaso! Todas as vezes em que nos agarrarmos a alguma mágoa, a uma tristeza e, às vezes cairmos na tentação, acabamos nos prejudicando muito, adoecendo, não só física como espiritualmente. O que é pior, muitas pessoas não se dão conta de que, ao ficarem doentes dessa forma, pela falta de autoperdão, de perdoar a vida, ou mesmo de perdoar outras pessoas, entram em uma espiral completamente negativa. Pela falta de autoperdão, prejudicamos o nosso corpo, a nossa alma, os relacionamentos e, consequentemente, a parte material inclusive. A pessoa em desequilíbrio trabalha de uma maneira negativa, não cresce na carreira, tem também problemas financeiros. Veja você que, se não tivermos a vigilância de deixar o amor divino entrar, para curar o nosso coração, principalmente na hora que a nossa mente estiver turbulenta, na hora que a revolta, a tristeza e a angústia estiverem batendo na nossa porta, se não permitirmos que a bondade divina entre no lugar dessas sensações e sentimentos ruins, infelizmentecaímos em um grande buraco existencial. É isso que acontece com muita gente. Quando começamos a crescer espiritualmente, não tem jeito, nós passamos a entender as leis divinas.

 

Um dos pontos centrais da lei divina é exatamente esse processo de que nada acontece por acaso. Eu sei que dá um nó na cabeça de muita gente que não entende muito bem isso. Eu compreendo que realmente não é algo tão simples assim de compreendermos, mas é libertador! Nenhum de nós vai alcançar um estado de espírito elevado enquanto viver na angústia do julgamento. Nenhum de nós vai conseguir a leveza que deseja para a própria alma nem trazer a beleza da vida para o seu lar e para a sua família, enquanto no seu coração tiver aquele peso da tristeza e da angústia, por uma série de coisas que aconteceram, que não se sabe o porquê e, consequentemente, carregar essa revolta consigo. Então, deixe essa mágoa sair, mesmo que vocês não entendam o porquê. Confiem na bondade divina, que ela vai curar vocês. Podem ter certeza de que o tempo, que é senhor de todas as coisas, vai sim colocar cada coisa no seu devido lugar. Vamos trabalhar novamente o autoperdão, a compreensão em relação à vida, para nos curarmos. Não adianta buscarmos a cura de fora para dentro, se não fizermos o nosso dever de casa, para nos curarmos de dentro para fora.

 

Aproveite bem o seu dia, afaste o pensamento negativo, reconecte-se com sua capacidade de fazer diferença no que você faz. Não importa as bobagens que fez até ontem, comece de novo, porque hoje é um novo dia e você, definitivamente, não pode se esquecer disso.