O PODER DA INTEGRIDADE!

28 de JAN, 2019

Quantas vezes você sente que devido a ansiedade perdeu o foco de alguma coisa? Lembra-se daqueles momentos em que nosso corpo está em um local e nossa mente em outro? Pois é, o que habitualmente chamamos de mente ansiosa pode ser indício de um processo ainda mais sério. Refiro-me à falta de integridade de uma vida fragmentada. Isso mesmo, falta de integridade. A palavra integridade vem do latim integru, e quer dizer: o que está inteiro, completo.

Quando cultivamos uma mente constantemente ansiosa, sempre um passo à frente do momento presente, começamos a ficar partidos, sem integridade.

Sem nos darmos conta, esse hábito pode se tornar automático, nos trazendo grandes problemas. Há sem dúvida, grande perda de energia quando nos dedicamos a projetos nos quais não estamos inteiros. É muito desagradável, além de dispendioso energeticamente deixar nosso foco sempre se perder em meio a nossa agitação mental. Na vida cotidiana acontecem diversos problemas provenientes dessa inquietação, como dificuldades em se concentrar nas leituras, em conversar com alguém e  ouvir o que esta pessoa está dizendo, além de nos alimentarmos sem saborear o que estamos comendo, enfim, de estarmos partidos e ansiosos em muitos momentos do cotidiano.

No início pode parecer simples viver assim, fruto de uma existência agitada. Mas, quando essa agitação chega ao extremo, pode nos adoecer. Uma pessoa que fica sem integridade por muito tempo tem uma forte tendência a sentir-se fortemente irritada, a raciocinar com mais dificuldades, além de tomar decisões impulsivas.

Normalmente, para mudarmos essa forma de viver, há muitos exercícios benéficos, como a meditação, técnicas respiratórias e o hábito de cultivar o silêncio. Mas nenhuma delas substitui a melhor técnica de todas: refletir sobre a própria forma de viver e tentar, passo a passo, redirecionar sua vida para uma maneira de viver mais harmônica, serena e alegre.

É incrível o poder de uma pessoa que possui uma mente íntegra. Estar presente em tudo que faz, melhora nossos relacionamentos, nossa saúde e nossa auto-estima. Lembre-se que apesar de haver um distância entre quem somos e quem desejamos ser sempre é possível abreviar esse percurso construindo pontes. E, sem dúvida, uma mente íntegra é uma excelente ponte!