O DIREITO DE SER QUEM VOCÊ PODE SER!

07 de JUN, 2019

Sempre ouvimos falar que as pessoas usam máscaras, que passamos uma imagem para o mundo, enquanto na realidade guardamos outra em nosso interior. Tentamos passar a imagem de segurança, quando somos inseguros em muitas ocasiões, mostramo-nos firmes quando nos sentimos fragilizados, e por aí vai. E tudo isso com a justificativa que para viver em sociedade e sermos respeitados não podemos mostrar quem verdadeiramente somos. Mas o grande perigo nessa situação é claro: Confundir os papéis que podemos desempenhar com nossa essência mais profunda.

Quando repetimos algo constantemente corremos o risco de acreditarmos no que fazemos. Se sustentarmos boas condutas, claro que seguindo essa lógica, será muito bom, pois realmente acabaremos por aprendê-las. Mas e se for o inverso? Já ouviu falar do mentiroso que mentia tanto que ele mesmo após algum tempo passou a achar que era verdade? Quantas pessoas que para passar uma imagem de segurança acabaram exagerando na dose e se tornando pessoas rudes, falando alto e destratando outros como se agir assim fosse sinal de estar seguro? Ou alguém que para passar uma imagem de sucesso faz grandes dívidas e quando se assusta está vivendo em um padrão que não é o seu, gastando dinheiro que não tem para impressionar outras pessoas que nem conhece. Resumindo: Puro desequilíbrio.

No teatro, costuma-se falar que é perigoso quando o autor se confunde com o personagem. Na vida real falamos que é perigoso quando nos confundimos com os personagens que interpretamos. Portanto, tome cuidado. Carreiras, relacionamentos e mesmo a vida financeira podem ser duramente afetadas, se não tivermos o bom senso de separarmos papéis da realidade. Mesmo que por algum motivo você não possa se mostrar realmente como é, cuidado para que a artificialidade que possa surgir a partir dai não lhe furte o direito de ser quem é. Perder a própria identidade também é uma forma de morrer aos poucos.

Ao invés de fugir da realidade usando máscaras, que tal trabalhar em si mesmo um comportamento renovado, verdadeiro, que dê suporte a seus projetos da vida? São mudanças libertadoras que nos aproxima da verdade e da paz de ser quem realmente somos em qualquer lugar. Utopia?

Talvez para alguns, mas grandemente, meta para pessoas de bem que sabem o valor da sua vida e que desejam se cuidar da melhor forma possível. Mesmo que considere ser difícil agir assim, apenas lembre-se que somos bem mais que simples máscaras, concorda?