Maturidade Psicológica, Saiba Como Alcançar!

28 de AGO, 2018

O que passa em sua mente quando ouve a expressão: Maturidade Psicológica?

Bom, estar maduro significado estar preparado, com consciência lúcida. Quando falamos que alguém atingiu um nível de maturidade profissional, sexual financeiro, afetivo dentre outras, estamos dizendo que essa pessoa alcançou um nível lúcido de discernimento, não se deixando levar por impulso tornando-se alguém consciente e responsável por suas escolhas. 

A maturidade não se alcança apenas lendo livros ou conversando com pessoas mais experientes, embora essas atitudes nos abram um grande caminho, surge de nosso contato com a experiência cotidiana, quando há desejo de aprender. 

Esse estado do ser tem como característica a capacidade de se conhecer, de saber lidar com os próprios conflitos, de aprender com eles e construir uma vida saudável apesar das adversidades do dia a dia. A psicóloga italiana Ângela Maria Sala Bata escreveu um belíssimo livro, cujo título é "Maturidade Psicológica" enunciando que podemos identificar os sinais dessa maturidade quando reconhecemos a necessidade buscá-la. 

Por incrível que pareça, desejar encontrar maturidade psicológica já é um grande passo para obtê-la, haja vista que quem não possui sequer tem consciência dessa falta. 

Outro sinal é a compreensão de aprender a desenvolver-se, apesar das próprias incongruências. Ao invés de se julgar ou se punir, o ser humano maduro procura compreender-se, oferecendo-se apoio, identificando as origens de seus incômodos e indo a fundo nelas, para se conhecer melhor. 

No dia a dia é possível identificar pessoas mais ou menos maduras emocionalmente. Há aqueles que sempre terceirizam as responsabilidades por suas dores. Sempre há um culpado, alguém para quem transfere as responsabilidades do que lhes incomodam.

Entretanto, há aqueles que já estão em um processo de autoconhecimento profundo, semeando bons resultados profissionais e pessoais, e precisam e desejam de um auxílio apenas pontual para se manterem no foco. e, no seu caso, você se considera uma pessoa madura?