Imprevisto Ou Impudência? Saiba Diferenciar e Lidar com Essas Situações NO Dia A Dia!

26 de AGO, 2018

 

Situações inesperadas, trânsito parado, viagens de última hora, pessoas que se atrasam. São tantas as possibilidades de imprevistos que nos encontram diariamente, que não conseguiríamos enumerar todas as possibilidades que podem nos pegar de surpresa, não é mesmo?. Lidar com essas situações de forma equilibrada e inteligente são atitudes muito importantes para não ficarmos travados, sem saber o que fazer. 

Para começar, precisamos distinguir imprevisto de imprudência. Imprevisto é algo que não se pode prever, um evento totalmente inesperado. E, contra imprevisto, somente podemos manter calma e replanejar. Imprudência acontece quando deixamos de prever algo que poderíamos fazê-lo e nos prejudicamos. Imprudência ocorrem por falta de atenção, de um planejamento adequado. 

Constantemente, convivemos com imprevistos e/ou imprudências. Seja em um caso ou outro, precisamos manter a tranqüilidade e o mais rápido possível nos reorganizar para assumir o controle da situação. Quando não fazemos isso nos deixamos levar pela raiva ou descontrole, teremos dois prejuízos para administrar: administraremos a situação em si, já desfavorável e ainda, nosso incômodo ao reagir negativamente. Ninguém está dizendo que é para ignorar nossos incômodos, mas direcioná-los de forma mais proativa, construtiva, afinal queremos nos tornar pessoas mais equilibradas.

Imagine bombeiros, policiais, médicos, advogados apenas para citar algumas profissões, que não saibam administrar situações imprevistas são comuns e sempre ocorrerão, gostem ou não.

Todos os dias temos uma escolha a fazer quando acordamos: vamos nos adaptar á vida e desfrutá-la ou apenas reagir a ela, tornando-a nossa inimiga. Nem sempre é fácil escolher, afinal cada um "sabe onde o sapato aperta", diz o ditado. Entretanto, ainda assim precisamos nos posicionar. E então, qual escolha você pretende fazer?