Escolhas

30 de SET, 2018

Certa vez dois monges saíram de um mosteiro para passar o dia na cidade. Havia entre eles uma regra para permanecer longe dos "prazeres mundanos". Tudo corria tranqüilo em seu passeio até avistarem uma mulher que estava passando mal do outro lado da rua, um pouco tonta aparentemente grávida.

Imediatamente, o monge mais velho correu em direção a ela, chegando bem a tempo de evitar uma tragédia. Ela desmaiada quase caiu sobre algumas pedras, mas foi salva pelos braços do monge. Este a segurou firme, para espanto do mais jovem, que o observava a distância, estupefeito. Rapidamente, ele a levou para uma farmácia, que ficava ali perto, e a deixou sobre os cuidados do farmacêutico. Os monges foram embora, sem nada comentar sobre o assunto.

Depois de muito caminharem, já era tarde, estavam retornando ao mosteiro quando o jovem não se conteve e questionou o mais velho como ele tinha sido capaz de segurar aquela mulher em seus braços.  Como ele tinha tido a coragem de tocar em uma mulher?  Imediatamente, sem rodeios, ele respondeu: "meu filho, eu segurei a moça e a deixei lá. pelo jeito você continua a carregá-la consigo, não é mesmo?”

Há instantes em nossas vidas que podemos nos sentir culpados por determinadas situações. Talvez porque achamos que deveríamos ter feito algo que não de fizemos ou porque nos arrependemos de ter feito alguma coisa. É possível criarmos, inconscientemente,  bloqueios que nos impede de ir adiante e lutar por nossos objetivos. Tudo isso porque, assim como o monge mais novo da historia, continuamos a carregar em nossos corações sentimentos que não nos faz bem.

Quem desejar ir adiante, precisa se libertar do passado, que age como um fantasma a nos assombrar. É fundamental " dar um basta" nessa situação , se realmente deseja caminhar e a chegar em um lugar diferente.

Procure orientação de profissionais comportamentais e apoio espiritual, mas não se permita envolver tão facilmente por preconceitos. Há um provérbio chinês, belíssimo, que diz. "quando você nasceu, todos sorriam, e somente você chorava.”

Viva sua vida, de forma intensa, experimentando e aprendendo com as várias possibilidades que encontrar. Viva sem medo de errar, mas assumindo as responsabilidades que lhe pertencem, de forma que quando você morrer, todos chorem, e somente você sorria.

Passo a passo vamos longe, mas até para dar o primeiro passo é preciso agir, concorda?