A INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA AO SEU ALCANCE

09 de JAN, 2019

Será possível alcançar a independência financeira mantendo a qualidade de vida?Pois é, não somente é possível, como necessário. Mas o que seria essa tal independência?

Muitas pessoas confundem acumulo de patrimônio com independência econômica. Entretanto, para mim, um indicativo de liberdade é sigla TED- Tempo livre, energia para viver e dinheiro em quantidade suficiente. Muitas vezes temos um desses itens e nos faltam os outros. “T” de tempo disponível para usufruir da própria vida,com a família, amigos, além de curtir projetos sociais. “E” de energia suficiente para termos motivação para todos os dias aproveitamos, ao máximo, nossa vida. Alguns encontram essa energia na família, outros no esporte,outros no estudo, alguns em viagens, leituras, etc... Não importa onde esteja sua fonte de energia, mais saiba onde ela se encontra invista nela! Por fim vem a idéia de termos “D” de dinheiro em quantidade suficiente. Quer uma sugestão para saber por onde começar? Então, vamos lá:

1-liste as atividades que gostaria  de desempenhar  se tivesse mais tempo livre.  Identifique  quanto seria essa quantidade de tempo livre para que você saiba exatamente quanto está buscando

2 – liste hábitos e situações em seu cotidiano que lhe trazem energia para viver. Vale tudo: sair com amigos, a ficar em casa lendo ou assistindo a um bom filme

3- faça seu balanço financeiro (quanto você tem de patrimônio e quanto tem de passivos). Descubra seu atual patrimônio líquido  e logo em seguida trace metas claras de economia e de como gostaria de investir esses recursos. Após fazer isso, pelo menos você terá pensado mais sobre sua vida do que a maioria mas sobre das pessoas que vivem no piloto automático, repetindo padrões e reclamando da vida sem fazer nada a respeito. A última dica, claro, aja agora! Não deixe para amanhã o que você pode e deve começar a fazer agora.