VOCÊ É UMA PESSOA RESILIENTE?

01 de FEV, 2019

Quando as coisas não saem como você gostaria, o que costuma fazer? Fica de mau humor, triste ou dá a volta por cima e segue adiante? Essa capacidade de adaptação e situações difíceis em nome diferente: resiliência, um termo oriundo da física que ganhou espaço na área comportamental. Sua definição seria algo como: “... a capacidade que temos de retornar ao nosso estado natural após enfrentar um forte impacto!...” Pessoas resilientes são indivíduos que construíram maturidade emocional que lhes dá suporte nessas situações limites ou frustrantes, que lhes dá suporte nessas situações limites frustrantes, que vez por outra temos que enfrentar. Não é que as pessoas resilientes não se sabotam. A diferença é que, mesmo abatidas, rapidamente retornar a seu estado natural.

Gosto muito de falar sobre resiliência, afinal sem ela nossos problemas seriam ainda maiores. Já imaginou os prejuízos existenciais quando prejuízos existenciais quando perpetuamos nosso sofrimento sem saber como encará-los? Não somos seres sobre-humanos. Há dias que nos sairemos bem e outros nem tão bem assim nos desafios enfrentados. É como nos ensina a natureza. Em alguns dias faz chuva outros sóis e outros nem um nem outro. Mas nem por isso a vida para. Da mesma forma ocorre conosco.

Por mais dura que seja um experiência, e cada um é que pode dimensionar o impacto que o acontecimento causar em nosso íntimo, presamos continuar. Seja em algo simples, como se recuperar da frustração o de não conseguir ingresso para assistir ao filme ou como enfrentar uma perda de pessoas queridas ou da nossa saúde ou de nosso trabalho, ainda sim precisamos cultivar um modo de pensar resiliente. Nesse modo de pensar, sempre nos perguntamos o que podemos tirar de proveito de cada situação e colocamos nossa energia nesse foco. Procuramos colocar nossa mente apenas no que temos controle, no que realmente podemos interferir e não no que nada podemos fazer.

Mas, ao sermos resilientes, rapidamente faremos nosso luto e contextualizaremos essa experiência em uma nova moldura. E, dessa forma, seguiremos adiante. Embora não seja simples para muito leitores, vale a pena pensar em tudo que podemos fazer, que se encontra em nosso alcance, para aumentar nossa resiliência. E você, considera-se uma pessoa resiliente?